quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Aloe Vera - Uma Viagem pela História


A popularidade do Aloé Vera não tem fronteiras. Pois esta pequena planta de aparência pouco vistosa une povos e culturas desde tempos imemoriais, e todos lhe rendem homenagem como a “Rainha das Plantas Medicinais”, “Doutor Aloe” ou simplesmente “Elixir Vital.

Há já cerca de 3.500 anos, o Aloé Vera fazia parte do programa de cuidado diário da rainha Nefertite. Os antigos egípcios chamavam a esta planta “Sangue dos Deuses e “Planta da Imortalidade” pois também a rainha Cleópatra, de lendária beleza, utilizou cerca de mil anos mais tarde, os banhos em leite de burra e Aloé Vera como fonte da eterna juventude.

Também Alexandre o Grande era conhecedor das famosas propriedades do Aloé Vera. Levava-o sempre consigo, em grandes quantidades, nas campanhas militares. Graças à sua ação anti-inflamatória, esta planta era o melhor remédio dos primeiros socorros a usar no caso de ferimentos de guerra.

As plantações de Aloé Vera na Ilha de Socotra, no corno de África, levavam Alexandre o Grande a fazer um desvio durante as suas campanhas. Sem rodeios, conquistou a pequena ilha, assegurando assim o seu Estoque de Aloé Vera.

De Marco Pólo até ao Frei Romano Zago

No primeiro século depois do nascimento de Cristo, o grego Diokurides, colega do pai da medicina Hipócrates, descreveu incontáveis doenças que são curáveis com Aloé Vera.

E paralelamente aos cruzados da Idade Média, também o navegante Marco Pólo enaltecia constantemente as fabulosas propriedades curativas do Aloé.

Os índios americanos veneravam o Aloé como uma das 16 plantas sagradas.

Cristóvão Colombo denominava-a o “Médico no Vaso” e levava-a em todas as viagens marítimas que fazia. Na Alemanha, até 1920, havia praticamente em todas as casas uma planta de Aloé Vera. Esta

era usada para queimaduras e ferimentos. Com a Primeira Guerra Mundial e a conseqüente escassez de provisões, esta planta foi temporariamente votada ao esquecimento. Foi graças ao frade franciscano

brasileiro Romano Zago que o Aloé Vera ressuscitou admiravelmente nos últimos anos.

FONTE:

LIVRO - ALOE VERA CURAR, CUIDAR, ANTI-ENVELHECIMENTO

Prof. Dr. Joachim Lindena

Christiane Neuendorff

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...