sábado, 9 de fevereiro de 2013

TRABALHAR OU NÃO TRABALHAR EM 2 EMPRESAS DE MMN?

As empresas de marketing multinível, em geral, costumam ser muito flexíveis em vários aspectos, você pode trabalhar em casa ou de um escritório, pode fazer seu horário, desenvolver suas próprias soluções para vendas e recrutamento, sistemas de treinamentos, etc. No entanto, um assunto sempre foi motivo de muita polêmica: trabalhar em outra empresa do setor, ao mesmo tempo.

Existem muitas empresas de marketing multinível e, de fato, algumas são muito diferentes entre si, uma empresa, por exemplo, pode vender cosméticos e a outra vender viagens. Aparentemente um negócio não afeta o outro, pois são públicos diferentes. Aparentemente. Na verdade os dois formatos de negócios são idênticos, ambas são empresas de marketing multinível, recrutam o mesmo tipo de pessoa: pessoas interessadas em melhorar de vida trabalhando a partir de casa. Os clientes são conseguidos da mesma forma, através de marketing pessoal, vendas diretas, pessoa a pessoa.

Trabalhar em duas empresas de marketing multinível ao mesmo tempo nunca será um bom negócio. E não estamos falando do ponto de vista das empresas (pois seria muito óbvio!), mas sim de um princípio universal. Ao fazer parte de uma empresa de marketing multinível você faz parte de um grupo, uma egrégora*. Cada egrégora de que fazemos parte exerce um poder sobre nós e nos atrai para dentro dela, como um imã.

Uma pessoa que frequente uma igreja evangélica participa de atividades que o grupo promove e essas atividades irão atrair essa pessoa mais e mais para a aquela igreja, através de cultos, vigílias, retiros que sejam de interesse daquela egrégora. Agora imagine que essa mesma pessoa também resolvesse frequentar a igreja católica... Além dos conflitos óbvios de horários para conciliar: missas, no mesmo horário, novenas, etc, observe a confusão: nas reuniões da igreja evangélica ela prega contra santos e imagens, nas missas ela reza para esses mesmos santos e imagens. Finalmente vemos os dois grupos religiosos cada um puxando a pessoa para seu lado, literalmente dividindo a pessoa ao meio.

Parece loucura? Mas é isso que acontece quando você trabalha em duas empresas de marketing multinível. Quanto mais as egrégoras forem parecidas entre si, mais nocivas serão para você, para sua saúde pois elas se chocam violentamente, como no caso das egrégoras da religião e você é quem está entre elas sofrendo. Observamos isso em todas as egrégoras e nas egrégoras de trabalho não é diferente. Ter um emprego e trabalhar em seu negócio de marketing multinível, por exemplo, é algo extremamente desgastante, e só funciona para algumas pessoas quando elas entendem o emprego como um meio para viabilizar o negócio financeiramente, com o objetivo de no futuro, se tudo der certo, deixar o emprego e viver somente do negócio).

Portanto, escolha uma empresa séria. Aquela que tenha valores parecidos com os seus, que valha a pena dedicar seu esforço, observe se é um negócio rentável. E permaneça lá por muitos anos, tantos quantos forem necessários para você aprender a fazer o negócio e ganhar dinheiro. Em 5 anos, se você trabalhou arduamente, participou de todos os treinamentos que pôde, tem um mentor de sucesso e está na direção dos seus objetivos NÃO MUDE. Não caia no conto do vigário de ganhar dinheiro rápido com empresas pioneiras, elas surgem todos os meses, e somem todos os meses também. Além do mais o que você irá fazer daqui 1 ano quando uma empresa não for mais pioneira? Irá mudar de novo? Ou pior, irá voltar a se dedicar ao negócio anterior onde certamente ninguém mais confia em você?

Quando você perceber que precisa de novos desafios, ou quando desejar realmente mudar de empresa, faça da maneira ética, avise seus patrocinadores, patrocinados e amigos e saia pela porta da frente, de cabeça erguida, preservando o respeito e dignidade que você conquistou. Mas, não faça parte de outra empresa ao mesmo tempo, outra egrégora de marketing multinível. Isso certamente provocará um grande dano a você, ao seu negócio e, não raro, irá tirar você totalmente do marketing multinível.

Diego Lourenço

*egrégora: provém do grego egrégoroi e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. -DeRose

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...